Dicas e Alimentos para Aumentar a Imunidade

O sistema imunológico é responsável por defender o organismo contra micro-organismos causadores de doenças.

Alimentos que podem ajudar a fortalecer o sistema imune

  • Frutas cítricas: ricas em vitamina C, ajudam a construir o “exército” do sistema imunológico, a produzir glóbulos brancos, que são fundamentais para combater infecções.
  • Pimentões: outra fonte de vitamina C, além de betacaroteno, que estimula o sistema imunológico e ajuda a manter a pele saudável.
  • Brócolis: repleto de vitaminas A, C e E, bem como muitos outros antioxidantes e fibras.
  • Alho: além de ser um tempero essencial em qualquer prato, desde as primeiras civilizações já se sabe sobre seu poder no combate às infecções. Também pode ajudar a baixar a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias. As propriedades imunoestimuladoras do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.
  • Gengibre: ajuda a diminuir a inflamação, náusea e dores crônicas. Pode ser consumido como ingrediente em sucos ou em forma de chá.
  • Espinafre: rico em vitamina C, possui inúmeros antioxidantes e betacaroteno. Semelhante ao brócolis, o espinafre se torna mais saudável quando é cozido o mínimo possível para que se retenha seus nutrientes.
  • Iogurte: prefira aqueles que têm “culturas vivas e ativas” impressas no rótulo, como o iogurte grego ou outros fermentados (kombucha e kefir, por exemplo). Essas culturas podem fortalecer ainda mais o sistema imunológico. Prefira a versão natural, sem açúcar. Além disso, alguns iogurtes são enriquecidos com vitamina D, hormônio essencial para regular o sistema imunológico.
  • Açafrão (cúrcuma): especiaria amarela amarga usada como anti-inflamatório no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide. Pesquisas mostram que altas concentrações de curcumina, que confere à cúrcuma sua cor característica, podem ajudar a diminuir o dano muscular induzido pelo exercício.
  • Chá verde e preto: têm em sua composição flavonoides, um tipo de antioxidante. Destaque para o chá verde, que é rico em epigalocatequina galato (EGCG), outro poderoso antioxidante para combater o envelhecimento e desgaste precoce do organismo.
  • Mamão:  Mamões também têm uma enzima digestiva chamada papaína, de efeitos anti-inflamatórios. As papaias têm boas quantidades de potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e folato, que são benéficas para a manutenção geral da saúde.
  • Kiwi:cheio de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C.
  • Sementes de girassol: elas são poderosas, ricas em fósforo, magnésio e vitamina B-6. Também são abundantes em vitamina E, com 82% do valor diário recomendado em apenas um quarto de xícara. A vitamina E é importante na regulação e manutenção do sistema imunológico. Outros alimentos com quantidades elevadas de vitamina E são o abacate e folhas verde escuras.

Dicas gerais para aumentar a imunidade

  • Não fume.
  • Siga uma dieta rica em frutas e legumes.
  • Exercite-se regularmente.
  • Mantenha o peso ideal para sua altura e tipo físico.
  • Se você beber álcool, o faça com moderação.
  • Durma adequadamente.
  • Tome medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência.
  • Tente minimizar o estresse do dia a dia.

Fonte: https://www.ativo.com/nutricao/para-aumentar-a-imunidade/

Ver receita: Suflê de espinafre, nozes e sementes de girassol