Delícias do Inverno SEM engordar ? confira aqui algumas dicas.

Apreciar as delícias do outono/inverno sem engordar é viável!

confiras algumas dicas:

               Quando a temperatura diminui e faz aquele friozinho, a preguiça para a prática esportiva e a vontade de comer preparações quentes e cremosas que possuem maior densidade calórica aumentam.  Nosso desejo por alimentos frios e crus, como as saladas diminui. É comum incrementar nas preparações creme de leite  e queijos, aumentando assim a densidade energética destas preparações.

Esta conta matemática positiva (balanço positivo) tem acarretado na facilidade do ganho de peso e gordura corporal. Com isso reduzimos nosso gasto energético e aumentamos a ingestão calórica total.

               Como precisamos manter um bom peso e composição corporal adequada ao longo de todo ano é preciso atenção quanto à qualidade e tamanho das porções dos alimentos ingeridos.

- Se não tem vontade de comer saladas, substitua por hortaliças (verduras e legumes) cozidas, assadas, grelhadas, refogadas com pouquíssimo azeite virgem ou na forma de purê.

- Atenção ao tamanho das porções. Preencha metade do prato com verduras e legumes, além de poucas calorias, são excelente fontes de vitaminas, minerais e fibras.

- Pode substituir o jantar por sopas, mas cuidado no preparo não acrescentando carnes gordas (linguiça, paio, bacon, costela), queijos gordos ou creme de leite. Utilize combinações  com muita hortaliça, mas deve ter atenção aos carboidratos como as batatas em geral e mandioca . Acrescente proteína animal ou vegetal.

- Massas não são proibidas, dê preferência às integrais, sem recheio e com molho de tomate. Se utilizar como acompanhamento no lugar do arroz e feijão, coma em menor quantidade acompanhando proteínas magras como atum, frango, carne moída ou peixe/camarão. Evite molho branco, molho de queijo e adição de queijo ralado.

- Limite a ingestão de bebida alcoólica, pois possui alta densidade calórica e diminui o senso crítico. Quando quiser beber, troque pela sobremesa. Beba com moderação!

- Não deixe de praticar exercício físico. Lembre-se que às vezes é difícil sair de casa, mas depois a sensação de bem estar e “meta cumprida” é revigorante e motivadora. Se não consegue treinar ao ar livre ou praticar modalidades na água troque o exercício, mas não deixe de se exercitar.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao

Apreciar as delícias do outono/inverno sem engordar é viável!

confiras algumas dicas:

               Quando a temperatura diminui e faz aquele friozinho, a preguiça para a prática esportiva e a vontade de comer preparações quentes e cremosas que possuem maior densidade calórica aumentam.  Nosso desejo por alimentos frios e crus, como as saladas diminui. É comum incrementar nas preparações creme de leite  e queijos, aumentando assim a densidade energética destas preparações.

Esta conta matemática positiva (balanço positivo) tem acarretado na facilidade do ganho de peso e gordura corporal. Com isso reduzimos nosso gasto energético e aumentamos a ingestão calórica total.

               Como precisamos manter um bom peso e composição corporal adequada ao longo de todo ano é preciso atenção quanto à qualidade e tamanho das porções dos alimentos ingeridos.

- Se não tem vontade de comer saladas, substitua por hortaliças (verduras e legumes) cozidas, assadas, grelhadas, refogadas com pouquíssimo azeite virgem ou na forma de purê.

- Atenção ao tamanho das porções. Preencha metade do prato com verduras e legumes, além de poucas calorias, são excelente fontes de vitaminas, minerais e fibras.

- Pode substituir o jantar por sopas, mas cuidado no preparo não acrescentando carnes gordas (linguiça, paio, bacon, costela), queijos gordos ou creme de leite. Utilize combinações  com muita hortaliça, mas deve ter atenção aos carboidratos como as batatas em geral e mandioca . Acrescente proteína animal ou vegetal.

- Massas não são proibidas, dê preferência às integrais, sem recheio e com molho de tomate. Se utilizar como acompanhamento no lugar do arroz e feijão, coma em menor quantidade acompanhando proteínas magras como atum, frango, carne moída ou peixe/camarão. Evite molho branco, molho de queijo e adição de queijo ralado.

- Limite a ingestão de bebida alcoólica, pois possui alta densidade calórica e diminui o senso crítico. Quando quiser beber, troque pela sobremesa. Beba com moderação!

- Não deixe de praticar exercício físico. Lembre-se que às vezes é difícil sair de casa, mas depois a sensação de bem estar e “meta cumprida” é revigorante e motivadora. Se não consegue treinar ao ar livre ou praticar modalidades na água troque o exercício, mas não deixe de se exercitar.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao