Alimentação leve para o Verão

Para curtir o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa lhe oferece é preciso ter uma alimentação leve, saudável, se hidratar e ficar atento com os perigos de contaminação.

Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos) também devem ser consumidas devido aos seus nutrientes e fibras presentes.

Prefira os queijos magros e leite desnatado. Opte por alimentos naturais e frescos. Evite os industrializados, alimentos gordurosos e frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de estomago pesado.

Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxinfecções, frequentes no verão.

Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos.

Veja a seguir algumas dicas:

  • Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.
  • Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são frequentemente expostos em ambientes não refrigerados.
  • Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

Quanto aos líquidos, com o calor você transpira mais e precisa repor constantemente essa perda, para que não cause a desidratação.

Para evitar que isso ocorra abuse dos líquidos: água de coco, sucos de frutas, chás e principalmente da água.

 

Fonte:http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentacao-leve-para-o-verao-html

Ver Receita: Quiche de Quinoa Sem Massa.