5 maneiras de usar menos sal

O sal comum, chamado também de sal de cozinha ou sal de mesa, é quimicamente conhecido como cloreto de sódio. A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células. Graças a ele, a quantidade de nutrientes e água das células está sempre regulada.

Entretanto, por mais essencial que o sal seja, pesquisas em diversos países, incluindo o Brasil, já comprovaram que o consumo da substância está acima dos valores recomendados. Na verdade, o ser humano adulto só precisa de 5 g/dia de sal, que equivale a 2g de sódio, para manter suas funções no organismo.

Em geral, o corpo consegue eliminar o excesso de sódio. Porém, em algumas pessoas, isso não acontece e acarreta problemas de saúde como retenção de líquidos, pressão alta, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A maior parte do sal consumido é proveniente dos alimentos como enlatados, temperos prontos, embutidos e outros produtos industrializados. Além disso, os brasileiros costumam usar o sal como tempero exclusivo, muitas vezes, nas preparações das refeições.

Conheça agora 5 maneiras de diminuir a quantidade de sal para ter uma vida mais saudável:

– Use ervas e temperos como alho e cebola para intensificar o sabor dos alimentos. Pimenta do reino, canela, cúrcuma, manjericão fresco, sumo de limão, entre outros, podem dar um gosto especial aos ingredientes de uma refeição.

– Retire o saleiro da mesa;

– Não adicione sal antes de experimentar o alimento;

– Opte pelos alimentos integrais: escolher um alimento integral é essencial, pois geralmente este tipo de produto contém menos sal quando comparado às versões refinadas. Na hora de preparar um arroz integral, por exemplo, a quantidade necessária para dar o sabor salgado é bem menor que o arroz branco;

– Diminua o consumo de alimentos industrializados: procure manter uma alimentação saudável, e opte pelos alimentos in natura. Tire da sua lista de compras embutidos, temperos prontos e sempre leia o rótulo dos alimentos para conferir a quantidade de sódio que você está ingerindo.

Fonte: http://meupratosaudavel.com.br/5-maneiras-de-usar-menos-sal/

Ver receita: Frango com especiarias sem sal